Soando o Alarme

Soando o Alarme

Resumo

  • Semana de notícias ruins: Apple indica que não deve atingir os objetivos de resultados por causa do coronavírus; a economia japonesa encolhe e analistas demonstram pessimismo com a economia alemã;
  • Palavras do autoridade monetária: ata do Fed indica que não deve haver corte de juros no curto prazo;
  • Resultados de inflação: Reino Unido e Zona do Euro;
  • FOCUS em foco: perspectiva do PIB é revisada para baixo após fracos resultados;
  • Inflação e otimismo do empresário: IPCA-15 baixo em fevereiro com queda nos preços da carne; índice de confiança do empresário sobe pela sexta vez seguida;
  • Bate-bola corporativo: destaques da semana.

Cenário internacional

Semana de notícias ruins

Portadora das más notícias… A Apple emitiu um alarme que preocupou investidores no decorrer da última semana. A empresa informou que não deve atingir o objetivo de receitas estimadas no primeiro trimestre de 2020. A causa é o coronavírus, que atingiu em cheio o nível de atividade econômico na China, que além de ser o local onde estão várias fábricas da Apple, é um mercado consumidor essencial para a gigante da tecnologia.

Enquanto o ritmo de infecção do coronavírus diminui, as empresas gradualmente tentam retornar à normalidade na China, cientes de que, assim como a Apple, será difícil alcançar metas propostas para o primeiro trimestre deste ano. Sobre os números do vírus, já são mais de 2.000 mortos e quase 77.000 diagnosticados com a doença.

À beira da recessão… A economia do Japão teve a maior retração desde 2014, com uma queda de 6,3% no PIB anualizado do país considerando o último trimestre de 2019. Alguns eventos prejudicaram a economia japonesa, como desastres naturais e o coronavírus na China, principal parceiro comercial do país. A possibilidade recessão na terceira maior economia do mundo preocupa os investidores.

Palavras da autoridade monetária… Na quarta (19/02) foi divulgada a ata do Fed, na qual o Comitê afirmou que a política monetária conduzida atualmente é apropriada para manter a economia dos Estados Unidos no atual ritmo de crescimento. O comunicado indica que o Fed não deve alterar a taxa de juros no curto prazo, apesar de seguir monitorando riscos relacionados para a economia global, como o coronavírus.

Desânimo alemão… O resultado do Índice de Sentimento Econômico ZEW na Alemanha foi de 8.7, abaixo do obtido no mês anterior, 26.7. O indicador retrata a baixa expectativa de economistas e analistas em relação ao crescimento da economia local. No último trimestre de 2019, a economia da Alemanha estagnou, e até o momento não tem dado sinais de expansão para o início deste ano.

Resultados da inflação… A taxa de inflação anual no Reino Unido veio acima do esperado, fechando em 1,8% com base nos dados de janeiro. O resultado reduz de forma expressiva a possibilidade do Banco Central da Inglaterra (BoE) cortar juros nos próximos meses. Na Zona do Euro, o resultado da inflação foi de 1,4%, ainda abaixo da meta de 2,0% do Banco Central Europeu (BCE).

Cenário doméstico

Reduzindo as expectativas

FOCUS em focoO PIB estimado por participantes de mercado para 2020, conforme último relatório Focus, foi revisado para baixo, caindo de 2,30% (semana passada) para 2,23% (semana atual). O pessimismo demonstrado na estimativa de crescimento é baseado nos fracos números da economia brasileira divulgados até o momento, além do possível impacto dele…o coronavírus, sobre a atividade global, o que pode impactar o Brasil.

Inflação e otimismo do empresário… Divulgado no dia 20/02, o IPCA-15 em fevereiro subiu apenas 0,22%. O resultado foi causado, principalmente, pela queda no preço das carnes e de passagens aéreas. Em doze meses, o IPCA-15 teve alta de 4,21%, ainda acima de centro da meta do Banco Central de 4,0%.

Apesar do pessimismo evidenciado pelo FOCUS, o Índice de Confiança do Empresário (Icec) do Comércio subiu pela sexta vez seguida, fechando em 128,3 pontos. O setor ainda não tem obtido resultados positivos, mas a perspectiva do empresário, nesse caso, ainda é otimista.

Bate-bola corporativo

O que foi destaque na semana?

  • A Companhia Brasileira de Distribuição (PCAR3; PCAR4) anunciou no dia 14/02 que foi aprovada a sua admissão pela B3 no segmento de Novo Mercado, composto por empresas com elevado padrão de governança corporativa.
  • A Magazine Luiza (MGLU3) divulgou no dia 17/02 a aquisição da Estante Virtual, portal de comércio online de livros. O valor da transação de compra foi estimado em R$ 31 milhões.
  • A Petrobras (PETR3; PETR4) registrou um lucro de R$ 40,1 bilhões em 2019, o maior da sua história. O resultado decorre, principalmente, de vendas de participações em empresas como BR Distribuidora e TAG Investimentos.

Sobre o autor

Lucas Barroso

Sempre atento a fatos relevantes e importantes que influenciam seus investimentos.

Faça parte

Seja um usuário Beta!

Invista na bolsa de forma realmente inteligente!

A SmarttInvest é a SmarttBot para o investidor!