Soando o Alarme
Soando o Alarme
Resumo
- Semana de notícias ruins: Apple indica que não deve atingir os objetivos de resultados por causa do coronavírus; a economia japonesa encolhe e analistas demonstram pessimismo com a economia alemã;
- Palavras do autoridade monetária: ata do Fed indica que não deve haver corte de juros no curto prazo;
- Resultados de inflação: Reino Unido e Zona do Euro;
- FOCUS em foco: perspectiva do PIB é revisada para baixo após fracos resultados;
- Inflação e otimismo do empresário: IPCA-15 baixo em fevereiro com queda nos preços da carne; índice de confiança do empresário sobe pela sexta vez seguida;
- Bate-bola corporativo: destaques da semana.
Cenário internacional
Semana de notícias ruins
Portadora das más notícias… A Apple emitiu um alarme que preocupou investidores no decorrer da última semana. A empresa informou que não deve atingir o objetivo de receitas estimadas no primeiro trimestre de 2020. A causa é o coronavírus, que atingiu em cheio o nível de atividade econômico na China, que além de ser o local onde estão várias fábricas da Apple, é um mercado consumidor essencial para a gigante da tecnologia.
Enquanto o ritmo de infecção do coronavírus diminui, as empresas gradualmente tentam retornar à normalidade na China, cientes de que, assim como a Apple, será difícil alcançar metas propostas para o primeiro trimestre deste ano. Sobre os números do vírus, já são mais de 2.000 mortos e quase 77.000 diagnosticados com a doença.
À beira da recessão… A economia do Japão teve a maior retração desde 2014, com uma queda de 6,3% no PIB anualizado do país considerando o último trimestre de 2019. Alguns eventos prejudicaram a economia japonesa, como desastres naturais e o coronavírus na China, principal parceiro comercial do país. A possibilidade recessão na terceira maior economia do mundo preocupa os investidores.
Palavras da autoridade monetária… Na quarta (19/02) foi divulgada a ata do Fed, na qual o Comitê afirmou que a política monetária conduzida atualmente é apropriada para manter a economia dos Estados Unidos no atual ritmo de crescimento. O comunicado indica que o Fed não deve alterar a taxa de juros no curto prazo, apesar de seguir monitorando riscos relacionados para a economia global, como o coronavírus.
Desânimo alemão… O resultado do Índice de Sentimento Econômico ZEW na Alemanha foi de 8.7, abaixo do obtido no mês anterior, 26.7. O indicador retrata a baixa expectativa de economistas e analistas em relação ao crescimento da economia local. No último trimestre de 2019, a economia da Alemanha estagnou, e até o momento não tem dado sinais de expansão para o início deste ano.
Resultados da inflação… A taxa de inflação anual no Reino Unido veio acima do esperado, fechando em 1,8% com base nos dados de janeiro. O resultado reduz de forma expressiva a possibilidade do Banco Central da Inglaterra (BoE) cortar juros nos próximos meses. Na Zona do Euro, o resultado da inflação foi de 1,4%, ainda abaixo da meta de 2,0% do Banco Central Europeu (BCE).
Cenário doméstico
Reduzindo as expectativas
FOCUS em foco… O PIB estimado por participantes de mercado para 2020, conforme último relatório Focus, foi revisado para baixo, caindo de 2,30% (semana passada) para 2,23% (semana atual). O pessimismo demonstrado na estimativa de crescimento é baseado nos fracos números da economia brasileira divulgados até o momento, além do possível impacto dele…o coronavírus, sobre a atividade global, o que pode impactar o Brasil.
Inflação e otimismo do empresário… Divulgado no dia 20/02, o IPCA-15 em fevereiro subiu apenas 0,22%. O resultado foi causado, principalmente, pela queda no preço das carnes e de passagens aéreas. Em doze meses, o IPCA-15 teve alta de 4,21%, ainda acima de centro da meta do Banco Central de 4,0%.
Apesar do pessimismo evidenciado pelo FOCUS, o Índice de Confiança do Empresário (Icec) do Comércio subiu pela sexta vez seguida, fechando em 128,3 pontos. O setor ainda não tem obtido resultados positivos, mas a perspectiva do empresário, nesse caso, ainda é otimista.
Bate-bola corporativo
O que foi destaque na semana?
- A Companhia Brasileira de Distribuição (PCAR3; PCAR4) anunciou no dia 14/02 que foi aprovada a sua admissão pela B3 no segmento de Novo Mercado, composto por empresas com elevado padrão de governança corporativa.
- A Magazine Luiza (MGLU3) divulgou no dia 17/02 a aquisição da Estante Virtual, portal de comércio online de livros. O valor da transação de compra foi estimado em R$ 31 milhões.
- A Petrobras (PETR3; PETR4) registrou um lucro de R$ 40,1 bilhões em 2019, o maior da sua história. O resultado decorre, principalmente, de vendas de participações em empresas como BR Distribuidora e TAG Investimentos.
Sobre o autor
Lucas Barroso
Sempre atento a fatos relevantes e importantes que influenciam seus investimentos.
A SmarttInvest é a SmarttBot para o investidor!