Indigesto

Indigesto

Resumo

  • Renda Cidadã: proposta social do governo ameaça o teto de gastos e repercute mal no mercado;
  • Payroll: resultado positivo do mercado de trabalho americano demonstra bom ritmo de recuperação econômica no país;
  • Cara a cara: primeiro debate presidencial nos Estados Unidos indica que eleição em novembro deve ser tensa e polarizada;
  • Pandemia: presidente americano é mais um líder de Estado infectado com coronavírus;
  • Mercado financeiro: bolsas mundiais sobem na semana, mas fecham o último pregão em baixa após notícia sobre Trump;
  • Bate-bola corporativo: destaques da semana;
  • Radar do mercado: temas e eventos para ficar de olho.

Brasil

O teto sobre nós

Após o arquivamento do Renda Brasil, a equipe econômica desenhou uma nova proposta para substituir o Bolsa Família e o Auxílio Emergencial. Segundo Paulo Guedes, o governo está buscando formas de realizar uma “aterrisagem suave” dos pagamentos sociais através do Renda Cidadã, que deve vigorar a partir do início de 2021.

A proposta, no entanto, foi recebida com críticas contundentes e repercutiu de forma negativa no mercado financeiro. A preocupação dos investidores e analistas se baseia na forma de financiamento deste programa: rolagem de precatórios, que são dívidas do governo em processos judiciais, e recursos do Fundeb, voltados para a educação básica do país.

Ciente da preocupação com o risco fiscal, o governo afirmou que está “buscando recursos com responsabilidade fiscal e respeitando a lei do teto”. Entretanto, as declarações não foram suficientes para acalmar o mercado brasileiro, que teve uma semana de estresse e bem diferente das bolsas internacionais, que fecharam o período com boa performance.

O que andam dizendo sobre o Renda Cidadã:

  • Membros do governo: A proposta é voltada para os “invisíveis” e o momento político é ideal para a sua aprovação, mas sem comprometer a confiança na sustentabilidade fiscal do país;
  • Críticos: Analistas que se posicionaram contra a proposta afirmam que o Renda Cidadã seria uma forma de driblar o teto de gastos, configurando uma manobra semelhante às “pedaladas”;
  • Banco Central: O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse em entrevista que esse tipo de manobra fiscal pode interferir na expectativa de inflação e ocasionar aumentos na taxa de juros. A última ata do COPOM, inclusive, chama a atenção para a necessidade de sustentabilidade fiscal visando a manutenção da SELIC no atual patamar de 2,00%.

E a reforma tributária? Nesse período, as negociações para angariar votos no Congresso a favor da proposta do governo continuam. A expectativa, porém, é de que a votação ocorra somente após as eleições municipais deste ano, onde os esforços políticos estarão concentrados.

Dados da economia: No decorrer da semana foi divulgada a taxa de desemprego referente ao período de maio a julho deste ano, com resultado de 13,8%, pior número desde 2012.

Nesta semana: afetado negativamente pelo anúncio do Renda Cidadã, o Ibovespa fechou o período a 94.016 pontos, com queda de -3,08%. O dólar operou em forte alta na semana e fechou cotado a R$ 5,67.

Estados Unidos

Cara a cara

Payroll: Continuando a sequência de resultados positivos das últimas edições, os dados do Payroll de setembro vieram melhores que a expectativa, apesar de uma geração de vagas abaixo do projetado:

  • Geração de empregos (não-agrícolas): 661 mil x 850 mil estimado;
  • Taxa de desemprego: 7,9% x 8,2% estimado

O dado positivo é um pequeno alívio em meio ao cenário de incerteza política causado pela proximidade da eleição presidencial no país.

Início oficial da corrida: Falando em eleição, os candidatos Joe Biden (democrata) e Donald Trump (republicano) realizaram na terça (29/09) o primeiro debate presidencial, marcado por ataques pessoais rasos e poucas propostas claras sobre o plano de governo de cada um.

Pandemia

Caso emblemático

Foi confirmado na sexta (02/10) que o presidente Donald Trump testou positivo para coronavírus, tornando-se o terceiro líder de Estado a ter contraído o Covid-19 ao lado de Boris Johnson (Reino Unido) e Jair Bolsonaro (Brasil). A confirmação do caso ocorre em meio à corrida presidencial de Trump pela reeleição para o cargo de mandatário americano.

No mundo todo foram registrados mais de 34,3 milhões de casos e cerca de 1,02 milhão de mortes pelo coronavírus até o momento, com Estados Unidos, Índia e Brasil liderando as estatísticas em número de infecções.

Mercado financeiro

Freio no entusiasmo

A semana começou positiva para os mercados internacionais, mas o último pregão foi negativo após o anúncio de infecção do presidente Trump por Covid-19.

O pacote de estímulos nos Estados Unidos, que está em negociação há semanas, foi aprovado na Casa dos Representantes, dominada por democratas, mas dificilmente passará no Senado americano, cuja maioria é republicana. O valor da proposta chega a 2 trilhões de dólares, longe de ser um valor sobre o qual os políticos americanos conseguem concordar.

Os resultados da semana foram os seguintes:

  • Índices americanos – S&P 500 teve alta de +1,52%. Dow Jones fechou com +1,87%;
  • Índice europeu – Euro Stoxx50 teve alta de +1,72%;
  • Índices asiáticos – Nikkei 225 (Japão) caiu -0,75%. Shanghai Composite (China) teve leve queda de -0,04%

Bate-bola corporativo

O que foi destaque na semana?

  • A Azul S.A (AZUL4) anunciou no início da semana que recebeu as certificações necessárias para iniciar operações com o seu primeiro jato cargueiro;
  • A Cosan S.A (CSAN3) informou na segunda (28/09) o cancelamento do IPO da sua controlada Compass Gás e Energia S.A devido à deterioração das condições de mercado;
  • A B3 S.A (B3SA3) anunciou na terça (29/09) a aquisição total da BLK Sistemas Financeiros, empresa da qual já detinha o controle;
  • A IRB Brasil RE (IRBR3) divulgou na terça (29/09) que a agência de classificação de risco Standard & Poor’s atribuiu um rating brAAA para a companhia, o mais alto em escala nacional;
  • A Magazine Luiza S.A (MGLU3) anunciou na sexta (02/10) a aquisição da GLF, empresa especializada em transportes para e-commerce, e da SincLog, que atua no setor logístico.

Radar do mercado

Para ficar de olho

  • Brasil

    : Na próxima semana, os investidores ficarão atentos aos desdobramentos do Renda Cidadã, proposta do governo que pode colocar em risco o teto de gastos. Além disso, será divulgado o resultado da inflação (IPCA) referente ao mês de setembro.

  • Mundo: O evento mais importante da próxima semana é a ata do Fed referente à última decisão de política monetária. O andamento do pacote de estímulos americano e o estado de saúde de Donald Trump, infectado com coronavírus, também serão pontos monitorados pelo mercado nos próximos dias.

Sobre o autor

Lucas Barroso

Sempre atento a fatos relevantes e importantes que influenciam seus investimentos.

Faça parte

Seja um usuário Beta!

Invista na bolsa de forma realmente inteligente!

A SmarttInvest é a SmarttBot para o investidor!