Desempenho de outubro
Desempenho de outubro
O mundo vira sua atenção para a reta final das eleições americanas enquanto a segunda onda de COVID-19 se torna uma realidade na Europa. Novos lockdowns são anunciados na França, Inglaterra, Alemanha e Espanha. O Brasil se prepara para as eleições de representantes regionais.
A disputa entre Joe Biden e Donald Trump esquenta e chega em sua reta final, enquanto o mundo inteiro observa e aguarda ansiosamente pelo desfecho eleitoral dos Estados Unidos. Enquanto isso, do outro lado do Atlântico, a preocupação com a segunda onda da COVID-19 se torna uma realidade: diversas nações lidam com o forte aumento do número de novos casos reportados e preparam novos lockdowns. O impacto negativo de novos fechamentos da economia geram desânimo e os mercados mundiais apresentam uma reação negativa.
Carteiras Recomendadas
Desempenho acumulado
Desempenho no mês
Investimento Geral
Desempenho acumulado
Desempenho no mês
Destaques positivos
Estrelas de 2020
Benndorf Research: LocaWeb S.A (LWSA3) +16,00%
Destaque entre as ações que estrearam na Bolsa durante este ano conturbado, a LocaWeb é uma empresa de hospedagem de sites e computação em nuvem, sendo a líder do segmento na América Latina.
Os papéis da LocaWeb já apresentam mais de 250% de valorização desde o seu IPO, realizado em fevereiro de 2020. No decorrer de outubro, as ações da companhia tiveram mais um período de excelente performance. O grande evento corporativo da LocaWeb durante o mês foi a aquisição da Ethus, empresa de gestão de marketing digital, reforçando a estratégia de crescimento da empresa em serviços de digitalização e redes sociais. As ações da companhia tiveram forte alta após o anúncio (+7,54%), sendo o melhor pregão da LocaWeb no período.
Best Five: WEG S.A (WEGE3) +15,42%
Baseada em Santa Catarina e dona de um portfólio diversificado de produtos e serviços, a WEG S.A é uma companhia que atua no segmento de soluções energéticas para a cadeia produtiva industrial. Com forte presença internacional, a empresa é considerada referência em resultados e gestão eficiente.
Com mais de 120% de valorização, as ações da WEG são as que apresentam o maior retorno percentual no ano, tornando-a líder de performance na Bolsa em 2020. Em outubro, os papéis da companhia tiveram dois momentos distintos: sequência de 11 pregões seguidos de alta na primeira quinzena, renovando máximas históricas; queda de mais de 12% na segunda quinzena após a divulgação dos resultados do terceiro trimestre. Apesar dos números terem sido positivos e acima do esperado, a ação teve forte desvalorização, mas não foi o suficiente para diminuir o ótimo desempenho dos papéis da WEG em outubro.
Destaques negativos
Outubro assustador
Benndorf: B3 S.A (B3SA3) -7,20%
Resultante da fusão entre BM&FBovespa e CETIP, a B3 é a Bolsa de Valores oficial do Brasil e uma das maiores do mundo. As ações da companhia são negociadas no Novo Mercado e integram o índice Ibovespa.
Com taxa de juros na mínima histórica e maior interesse geral no mercado de ações, o número de investidores pessoas físicas na Bolsa têm apresentado um forte aumento, o que beneficia a atuação da B3. Apesar dessa tendência positiva para a companhia, que tem ocorrido desde o início de 2020, os papéis da empresa tiveram um mês volátil e fecharam o mês em terreno negativo. Particularmente, a reta final de outubro foi bem desafiadora para as ações da companhia, que tiveram forte queda em meio à volatilidade causada pelo avanço do coronavírus na Europa em conjunto com a retirada de recursos do investidor estrangeiro da Bolsa.
Recovery: BRF S.A (BRFS3) -8,71%
Multinacional brasileira com um portfólio diversificado de marcas, a BRF S.A é uma das maiores empresas do setor de alimentos do mundo e tem seus produtos comercializados em mais de 150 países. As ações da companhia integram o segmento Novo Mercado da Bolsa.
Envolvida em ações judiciais nos Estados Unidos e enfrentando dificuldades na exportação para a China, a BRF teve mais um mês difícil na Bolsa e suas ações tiveram uma queda mais contundente do que a do próprio Ibovespa. Os papéis da companhia fecharam o mês de outubro no mesmo patamar de abril, demonstrando a dificuldade do setor de proteína animal de engatar uma recuperação consistente no mercado.
Próximo mês
De olho em novembro
Este mês é considerado crucial para a evolução da pandemia na Europa, onde países como França e Alemanha decretaram quarentenas e toques de recolher. Além do número de casos, as consequências econômicas para a região no decorrer de novembro serão observadas por autoridades políticas e investidores. Além disso, a eleição americana pode não causar mudanças imediatas na política dos Estados Unidos, mas deve mexer com as expectativas de agentes globais e no nível de volatilidade do mercado financeiro internacional.
No cenário doméstico, o tema da sustentabilidade fiscal do país continua a ser o destaque. Mesmo mantendo a SELIC na mínima histórica, o Banco Central alertou para a possibilidade de elevação na taxa de juros em caso de fracasso na aprovação das reformas estruturais que correm no Congresso. A equipe econômica do governo espera promover avanços nas propostas de reforma administrativa e tributária no decorrer deste mês.
Sobre o autor
Lucas Barroso
Sempre atento a fatos relevantes e importantes que influenciam seus investimentos.
A SmarttInvest é a SmarttBot para o investidor!
Um bom investimento é aquele que é feito de forma inteligente. Inscreva-se abaixo para receber gratuitamente nossos melhores conteúdos sobre o mercado financeiro: