Desempenho de junho
Desempenho de junho
Em junho, o tema de espiral inflacionária continuou dominando a narrativa de mercado nos Estados Unidos. Os dados do CPI, principal índice de inflação do país, vieram com ganhos expressivos e acima da expectativa no período. Apesar disso, o Fed manteve a taxa de juros próxima de zero na reunião realizada no decorrer do mês, apesar de antecipar a perspectiva de elevação de 2024 para 2023.
Em relação ao mercado de trabalho, a geração de vagas no país em junho (850 mil) foi maior que o esperado (700 mil) e os pedidos semanais de seguro desemprego mantiveram uma queda constante ao longo de junho. Enquanto isso, o presidente Biden viabilizou junto a senadores americanos um pacote fiscal para a infraestrutura do país, devendo acelerar ainda mais a recuperação dos Estados Unidos no decorrer dos próximos anos.
Cenário Nacional
No Brasil, a economia teve boas notícias no decorrer do mês, como a divulgação do PIB referente ao primeiro trimestre de 2021 com crescimento de 1,2%, acima do esperado pelo mercado. Na frente sanitária, as estatísticas de novos casos e óbitos por Covid apresentaram retração ao mesmo tempo em que a vacinação mostrou progresso.
O Ibovespa marcou uma nova máxima histórica após alcançar o patamar de 131 mil pontos, mas fechou o mês com alta de +0,46% depois de devolver parte dos ganhos nos últimos pregões de junho. Essa queda se deu, principalmente, pela possibilidade de tributação dos dividendos incluída na reforma tributária proposta pela equipe econômica. O texto ainda está em análise no Congresso.
Outro evento relevante em junho foi a elevação da SELIC pelo COPOM, levando a taxa de juros ao patamar de 4,25%. A normalização da política monetária pelo Banco Central tem beneficiado o real frente ao dólar. A divisa americana caiu -4,8% frente à moeda brasileira no mês, fechando o período abaixo de 5 reais.
Carteiras Recomendadas
Desempenho acumulado
Desempenho no mês
Investimento Geral
Desempenho acumulado
Desempenho no mês
Carteira destaque
Dica de Hoje Turnaround: +19,15%
A Dica de Hoje Turnaround é uma carteira focada em empresas que estão em processo de mudança visando bons resultados no futuro. O portfólio se posiciona em companhias que demonstram potencial de reverter prejuízo em lucro e que estão em situação de “barganha” no mercado. Clique aqui e conheça a carteira.
O excelente desempenho da carteira em junho foi impulsionado pelos papéis da Recrusul (RCSL4), companhia especializada em implementos rodoviários que reverteu seu prejuízo mediante a geração de um resultado positivo no primeiro trimestre.
O exemplo de “volta por cima” da Recrusul agradou o mercado e contribuiu para que as ações da empresa subissem +27,49% em junho, levando a Dica de Hoje Turnaround ao topo da performance entre os portfólios da SmarttInvest no mês.
Sobre o autor
Lucas Barroso
Sempre atento a fatos relevantes e importantes que influenciam seus investimentos.
A SmarttInvest é a SmarttBot para o investidor!