Desempenho em janeiro
Desempenho em janeiro
Calor, sol e praia? Bom, podemos falar que nas bolsas o nosso verão não foi nenhum pouco relaxante.
Com uma onda de notícias pessimistas, passando por Guerra Comercial, conflito entre os EUA e o Irã e o temido Coronavirús. No final, nenhum grande mercado conseguiu ficar de pé em janeiro:
Nossas carteiras
Desempenho em janeiro
Ibovespa: -1,63%
Carteiras mensais
- XP Análise Gráfica: -5,31%
- Best Five: -5,82%
Carteiras semanais
- rende AI Dynamic: -0,56%
- Mira Asset | Semanal: -1,41%
Destaques positivos
Quem subiu…
A Energias do Brasil (ENBR3) +2,67%
Foi o destaque positivo da carteira Best Five no mês de janeiro. A empresa atua na geração, distribuição e transmissão de energia elétrica e está presente em 11 estados brasileiros.
Em um mês com resultado negativo para o Ibovespa, as ações da companhia tiveram valorização com base nas perspectivas positivas para a companhia. Em 2019, o número de clientes da empresa teve expansão de 2,1%, enquanto o volume de energia vendida teve aumento de 42,7%. O último rating nacional da Energias do Brasil, realizado pela agência Fitch no final do ano passado, foi AAA(bra), nível mais alto de qualidade de crédito para emissores de dívida no Brasil.
Petrorio (PRIO3) +44,98%
Destaque na carteira rende AI Dynamic, a companhia que atua na produção de petróleo e gás decolou em janeiro seguindo uma alta de mais de 175% nos últimos 3 meses.
A empresa se baseia na geração de valor em campos produtores reduzindo custos e revitalizando o processo produtivo. As ações da empresa têm apresentado forte apreciação desde o final do terceiro trimestre de 2019, quando a companhia reportou resultados extremamente positivos, principalmente em relação ao EBITDA ajustado por barril e redução da dívida líquida, que possibilita a empresa aumentar sua alavancagem para a aquisição de novos campos. O cenário regulatório tem contribuído para a redução da atuação da Petrobrás na produção petrolífera, o que torna a perspectiva ainda mais positiva para a Petrorio no setor.
Destaques negativos
Quem caiu…
CVC Brasil (CVCB3) -16,27%
A agência de viagens corporativas, férias e intercâmbios foi o destaque negativo das duas carteiras mensais, Best Five e XP | Análise Gráfica.
As ações da companhia vêm de forte desvalorização desde novembro de 2019, após a divulgação dos resultados referentes ao terceiro trimestre do ano. No período, a CVC apresentou queda nos lucros e foi prejudicada pela saída da Avianca do mercado, que levou ao cancelamento de diversos pacotes e passagens. No mês de janeiro, no entanto, a situação do coronavírus atingiu fortemente a indústria aérea e turística, incluindo a própria CVC, pois o temor com o avanço da doença diminuiu a circulação de pessoas e a procura por pacotes de viagens, o que contribuiu para a queda das ações da empresa no decorrer deste mês.
Metalúrgica Gerdau (GOAU4) +2,69% e WEG (WEGE3) +13,72%
Apesar das duas companhias fecharem em alta no mês de janeiro, as ações foram o destaque negativo da carteira rende AI Dynamic.
Na semana que estava posicionado nos ativos, ambos sofreram com o surto do Coronavirús. A Gerdau fechou a semana em baixa de -8,19%, já WEG encerrou com uma baixa de -4,88%.
A Metalúrgica Gerdau é holding que detém o controle da Gerdau S.A, maior produtora e fornecedora de aços do Brasil. O Coronavirús pode afetar de maneira significativa a economia da China, maior consumidora de aço no mundo. Por isso, o receio dos investidores para a perspectiva da receita grupo no médio prazo.
Já WEG, a empresa de equipamentos eletro-eletrônicos, fechou as unidades na China, pelo menos, até 8 de fevereiro. Esse período de inatividade pode afetar o resultado da empresa
Próximo mês
De olho em fevereiro
Fevereiro será um mês extremamente importante para o desenrolar do Coronavirús no mundo. Será testada, mais uma vez, a capacidade dos países na eficiácia de controle de uma nova epidemia.
No Brasil, tem o andamento da reforma tributária e uma nova reunião do COPOM para a decisão dos juros do país.
Nossas carteiras
Você pode conferir quais são os ativos das nossas carteiras em tempo real nessa página.
Sobre o autor
Lucas Barroso
Sempre atento a fatos relevantes e importantes que influenciam seus investimentos.
A SmarttInvest é a SmarttBot para o investidor!