Voando perto do sol

Voando perto do sol

PANORAMA SEMANAL
11/06/2021
PANORAMA SEMANAL
11/06/2021

Resumo

  • Memórias: Inflação nos Estados Unidos é a maior desde 2008 e Fed se vê sob pressão para a próxima semana;
  • Vanguarda: El Salvador se torna o primeiro país a adotar o Bitcoin como moeda oficial;
  • Nas alturas: Ibovespa chega aos 130 mil pontos e marca nova máxima histórica;
  • Destaques corporativos: Reorganização societária da Iguatemi e novos negócios da Embraer;
  • Radar do mercado: Temas e eventos para ficar de olho.

Estados Unidos

Memórias

A semana foi agitada nos Estados Unidos com a divulgação do CPI, o principal índice de inflação americano. O resultado referente a maio surpreendeu mais uma vez: alta de 5% na base anual, acima dos 4,7% projetado por analistas. O dado representa o maior aumento para o indicador desde agosto de 2008, logo antes da Grande Crise Financeira.

O número representa uma combinação de fatores: aumento da demanda com a volta da atividade mediante o avanço da vacinação; dificuldades do lado da oferta para suprir bens e serviços; injeção de liquidez fiscal e monetária por governos e bancos centrais, respectivamente.

Sinais de uma economia superaquecida? Aparentemente sim, mas o ponto de discordância entre o Fed e o mercado é a duração dessa dinâmica. O banco central insiste que o cenário é temporário enquanto os investidores temem uma espiral inflacionária de longo prazo.

E nada como uma decisão de taxa de juros nos próximos dias para manter o assunto quente. Na quarta (16/06), o Fed se reúne e o mercado certamente acompanhará de perto o evento.

Crypto

Vanguarda

Não há dúvidas de que 2021 tem sido um ano agitado para o Bitcoin: críticas de Elon Musk, ceticismo do setor financeiro tradicional e cerco regulatório de países como China, Turquia e Estados Unidos.

Esses fatos levaram o mercado de criptomoedas a um bear market no mês passado, mas um evento promissor para essa classe de ativos aconteceu em um pequeno país da América Central. El Salvador anunciou a aprovação de uma lei que torna o Bitcoin um meio legal de pagamentos no seu território.

Ainda não se sabe se a moeda digital será utilizada com tanta frequência em um país com baixo desenvolvimento econômico e tecnológico, mas a notícia encheu de entusiasmo a comunidade crypto, que espera um efeito cascata de aceitação por outros países ao longo do tempo. O primeiro passo foi dado.

O HASH11 subiu mais de +6% na quarta, data do anúncio.

Outro evento relevante foi o pagamento de US$ 11 milhões em Bitcoin pela JBS (JBSS3) aos hackers que promoveram um ataque cibernético à filial da empresa nos Estados Unidos. A ação interrompeu temporariamente o funcionamento de fábricas da companhia em solo americano e o desembolso teve como objetivo preservar as instalações e mitigar o vazamento de dados.

Brasil

Nas alturas

Mesmo em meio a um ambiente de incerteza, pandemia e constante ruído político, o Ibovespa alcançou os 130 mil pontos nesta semana, marcando uma nova máxima histórica.

É verdade que o índice brasileiro não fechou o período na pontuação recorde, mas o patamar alcançado representa uma valorização de mais de 100% desde a mínima registrada em março de 2020. Vale lembrar que as ações de commodities e siderúrgicas têm peso relevante no Ibovespa e são as principais responsáveis por essa alta significativa no índice amplo.

O crescimento acima do esperado no primeiro trimestre de 2021, superávit recorde na balança comercial brasileira e a retração da pandemia em comparação com março e abril contribuíram para esse momento do Ibovespa. Os otimistas vêem mais espaço para o mercado brasileiro subir devido ao cenário favorável de recuperação doméstica e global.

Por outro lado, há quem alerte que os problemas estruturais do país permanecem, como fragilidade fiscal, risco político e inflação crescente. Para esse setor do mercado, o Ibovespa está voando alto como Ícaro, da mitologia grega, que acabou se aproximando demais do sol e não sustentou o seu êxito.

Quem também está voando alto é a inflação. O IPCA do mês passado subiu 8,06% na base anual, sendo que na mensal a alta foi de 0,83%, maior variação para maio desde 1996.

Na próxima semana o COPOM se reúne para decidir sobre a taxa de juros logo após o Fed (16/06). A SELIC deve subir mais 75 pontos-base (+0,75%) chegando a 4,25%. O Bacen continua correndo atrás do prejuízo representado pela alta generalizada dos preços, mas a inflação está com o passo mais acelerado.

Destaques corporativos

Adeus Novo Mercado e veículos voadores

A empresa de shopping centers Iguatemi (IGTA3) comunicou ao mercado uma reorganização societária envolvendo a sua controlada Jereissati (JPSA3). A fusão, segundo analistas, abre espaço para que a nova empresa – resultante da incorporação da Jereissati pela Iguatemi – tenha alto potencial de realizar aquisições no mercado, mas por outro lado, a adquirente sai do segmento Novo Mercado da B3 por questões de governança.

Os papéis da Iguatemi estão com queda superior a -8% desde o pregão de terça, quando foi dada a notícia. Na contramão desse movimento, as ações da Jereissati acumulam alta de quase +8% desde então.

Uma das companhias mais atingidas pela crise da pandemia, a Embraer (EMBR3) teve uma semana positiva devido à notícia de que a sua unidade voltada para carros voadores – Eve Urban Air Mobility – está em negociações para uma possível fusão com a americana Zanite Acquisition (ZNTE).

Segundo avaliações de parte do mercado, a transação tem alto potencial de geração de valor e pode permitir à Embraer a entrada como player relevante no mercado de veículos voadores, um mercado de nicho, mas com grande capacidade de crescimento.

As ações da companhia fecharam o pregão de quinta (10/06) com um salto de +15,61%

Radar do mercado

Para ficar de olho

  • Brasil

    : Nos próximos dias o COPOM se reúne para confirmar o aumento da SELIC. A expectativa é de uma aumento de +0,75%, levando a taxa básica da economia a 4,25%.

  • Mundo: Na próxima semana tem decisão de taxa de juros pelo Fed, evento muito esperado após a recente alta da inflação nos Estados Unidos.

Sobre o autor

Renan Bento

Procurando estimar como as milhares de notícias e informações no mundo inteiro vão interferir na maneira que você toma o seu café.

A SmarttInvest é a SmarttBot para o investidor!

Um bom investimento é aquele que é feito de forma inteligente. Inscreva-se abaixo para receber gratuitamente nossos melhores conteúdos sobre o mercado financeiro: