Novo paradigma

Novo paradigma

PANORAMA SEMANAL
28/05/2021
PANORAMA SEMANAL
28/05/2021

Resumo

  • Alerta para as petroleiras: Investidores acionistas ganham espaço em grandes corporações do setor;
  • Desemprego em baixa, preços em alta: Pedidos de seguro-desemprego nos Estados Unidos atingem mínima da pandemia, mas inflação ainda preocupa;
  • Inflação e desemprego voltam ao radar: Alta do IGP-M e taxa de desemprego na máxima histórica mostram dificuldades da economia brasileira;
  • Destaques corporativos: Mudança de casa para o Banco Inter e captação milionária da PetroRio;
  • Radar do mercado: Temas e eventos para ficar de olho.

Mundo

Alerta para as petroleiras

Três corporações do setor de óleo e gás estiveram no centro de eventos corporativos que podem marcar um novo paradigma no mundo dos investimentos daqui para frente.

O hedge fund ativista Engine No.1 ganhou dois assentos no Conselho de Administração da Exxon Mobil (EXXO34), abrindo a possibilidade de uma influência ESG na gestão da empresa. Nas palavras do CEO da companhia, a gigante do petróleo está bem posicionada para responder a demanda dos seus investidores.

A primeira mudança é que a Exxon Mobil terá que produzir um relatório anual sobre mudança climática e esforços de lobbying político, ou seja, mais transparência e governança serão exigidas.

A Chevron (CHVX34), outra gigante americana do setor, terá que cumprir metas de redução de emissão de carbono após determinação apoiada por 61% dos seus acionistas.

Já o caso da holandesa Shell (RDSA34) foi diferente. A companhia não enfrentou demandas de investidores ativistas, mas sim da própria justiça. Uma Corte da Holanda determinou que a petroleira reduza pela metade suas emissões de gases de efeito estufa nos próximos 10 anos.

A Shell declarou estar “decepcionada” e pretende recorrer da decisão.

A confluência desses eventos mostra o quanto a preocupação com o aspecto ambiental, social e de governança tomou conta do panorama de investimentos. Se essa tendência se mostrar duradoura, o cenário de administração das empresas e a sua relação com os acionistas deve mudar muito no futuro.

Ciente dessa mudança de paradigma, a SmarttInvest conta com as carteiras ESG Top 5 e ESG Top 10, cujos ativos são selecionados a partir do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) construído pela B3.

Estados Unidos

Desemprego em baixa, preços em alta

No decorrer da semana foi divulgada a revisão do PIB americano no primeiro trimestre. A estimativa inicial de +6,4% de expansão nos três meses iniciais deste ano foi confirmada. Essa foi a segunda leitura, que até mostrou maior consumo das famílias, mas a variação foi compensada para baixo por uma importação mais forte. Zero a zero no final das contas.

Apesar do bom resultado, analistas de Wall Street esperavam uma taxa de +6,6% no indicador. Apesar do dado abaixo da expectativa, a perspectiva ainda é de forte crescimento para a economia dos Estados Unidos no decorrer deste ano, ainda mais com boa parte da população vacinada e retomada da atividade.

A grande notícia positiva da semana no país foi o número de pedidos semanais de seguro-desemprego, que chegou ao menor nível desde o momento crítico da pandemia em março de 2020. Por outro lado, a inflação continua a preocupar: o PCE anual referente a abril, métrica mais acompanhada pelo Fed, foi de 3,6%. O resultado foi o maior desde 1991 e reforçou os temores de reflação por boa parte do mercado.

O banco central americano tem reunião no meio de junho para decidir sobre a taxa de juros. Os investidores estarão de olho.

Brasil

Inflação e desemprego no radar

Se nos Estados Unidos o PIB não empolgou, os dados econômicos brasileiros divulgados nesta semana também não foram dos melhores. Apesar de o IPCA-15 ter registrado uma alta no mês inferior à projetada (+7,27% contra expectativas de +7,39%), o IGP-M, principal índice de inflação utilizado para reajustes de aluguéis, veio acima do esperado subindo +4,10% contra projeções de +4%. Nos últimos doze meses, o índice já acumula uma alta superior a +40%.

Além dos dados de inflação, nesta semana também foram divulgados importantes dados sobre emprego no país, como a taxa oficial de desemprego, que foi de 14,7% da população, contra um resultado anterior de 14,4%. Também foi registrada a criação de menos vagas do que projetado, conforme aponta o relatório do CAGED, segundo o qual foram criadas cerca de 120 mil novas vagas de emprego no mês de abril, contra expectativas de cerca de 170 mil. Os dados mostram que mesmo apesar da crescente inflação, a economia brasileira ainda sofre para se recuperar dos efeitos da pandemia da Covid-19.

Destaques corporativos

Banco Inter: mudando de casa

Na última segunda-feira o Banco Inter (BIDI11) divulgou planos para listagem das suas ações na Nasdaq, além de uma nova oferta de ações no Brasil com a Stone como âncora. A empresa passaria por uma reestruturação societária e então suas ações seriam negociadas na Nasdaq, famosa bolsa de valores americana focada em companhias de tecnologia. No Brasil seriam listados apenas recibos de suas ações, conhecidos como BDRs. As ações da empresa saltaram cerca de 25% após o anúncio. No ano, as ações já acumulam alta superior a 110%.

PetroRio: aquisições na mira?

Na última quinta-feira a PetroRio (PRIO3) anunciou a captação de até 500 milhões de dólares através da emissão de dívida no mercado internacional. Ainda não se sabe qual será a finalidade dos recursos captados, no entanto analistas especulam sobre a aquisição de novos poços de petróleo para a companhia. As ações da empresa dispararam mais de 6% logo após o anúncio, porém fecharam o pregão do dia 27 com alta de pouco mais de 1,3% em um pregão de pouco otimismo para o mercado nacional.

Radar do mercado

Para ficar de olho

  • Brasil

    : A semana conta com divulgação do PIB do primeiro trimestre e do mês de abril na terça-feira dia primeiro de junho, além do PMI industrial referente ao mês de maio. Na quarta-feira é divulgado o IPC-Fipe e a produção industrial de abril. Na quinta-feira dia 03/06 não haverá pregão devido ao feriado de Corpus Christi, com a bolsa retornando na sexta-feira, quando há a divulgação dos PMIs compostos e do setor de serviços.

  • Mundo: Na próxima semana tem o Payroll de maio, relatório do mercado de trabalho americano que deve confirmar se o país tem mantido de fato o ritmo forte de recuperação.

Sobre o autor

Renan Bento

Procurando estimar como as milhares de notícias e informações no mundo inteiro vão interferir na maneira que você toma o seu café.

A SmarttInvest é a SmarttBot para o investidor!

Um bom investimento é aquele que é feito de forma inteligente. Inscreva-se abaixo para receber gratuitamente nossos melhores conteúdos sobre o mercado financeiro: