Autonomia

Dança das cadeiras

PANORAMA SEMANAL
05/02/2021
PANORAMA SEMANAL
05/02/2021

Resumo

  • Autonomia do BC: Câmara dos deputados aprova projeto de lei que garante autonomia ao Banco Central;
  • Inflação: Apesar de IPCA de janeiro vir abaixo das previsões, as expectativas para a inflação de 2021 aumentam no Boletim Focus;
  • Tesla e Bitcoin: Companhia de Elon Musk adquire mais de 1,5 bilhões de dólares em Bitcoin, que agora fazem parte do caixa da companhia.

Brasil

O guardião da moeda, agora autônomo

A Câmara dos deputados aprovou na última quarta-feira dia 10/02 o projeto de lei que garante a autonomia ao Banco Central do Brasil. Com a aprovação, o Banco Central é desvinculado do Ministério da Fazenda e o presidente do Bacen passa a ter um mandato de quatro anos de duração, cujo início não coincidiria com o mandato da presidência da república.

Além disso, os diretores do BC somente poderiam ser exonerados em situações muito específicas, como o caso de condenação na justiça. Atualmente a exoneração pode acontecer a qualquer momento por parte do poder executivo.

A intenção do projeto é blindar a instituição a interferências políticas, contribuindo para a eleição de um quadro estritamente técnico e tornando as decisões do órgão mais previsíveis para os agentes econômicos.

É esperado que com a maior previsibilidade da política monetária, os prêmios de risco exigidos pelos investidores caia, o que pressiona as taxas de juros para baixo, que por sua vez estimula o crescimento da economia.

Inflação e retomada em foco

No mês de janeiro, o principal índice de inflação do país, o IPCA, teve alta de 0,25%, abaixo das estimativas, que apontavam alta de 0,31%.

Apesar da alta de commodities como o minério de ferro e o petróleo, que encarecem a construção civil e o combustível, o resultado abaixo do esperado pode ser explicado pela demanda reprimida nos setores de bens e serviços, que ainda sofrem com os efeitos da pandemia.

A dificuldade para a retomada da economia pode ser visualizada no índice de vendas ao varejo de dezembro, que foi divulgado nesta semana. O índice teve queda de -6,1%, contra expectativas de uma contração de apenas -0,5%.

Mesmo com dados de atividade econômica fracos, as estimativas para a inflação acumulada de 2021 seguem subindo no Boletim Focus, que agora aponta para uma alta de 3,6% – ainda abaixo da meta de inflação.

Mundo

Elon Musk e a inovação contábil

A fabricante de carros norte-americana Tesla revelou em seus balanços que realizou em dezembro do ano passado a compra de 1,5 bilhão de dólares em bitcoins, adquiridos a um preço médio de cerca de 33 mil dólares cada.

O montante é equivalente a um ano de gastos em pesquisa e desenvolvimento da companhia, demonstrando a grande força da fé que seu CEO, Elon Musk, tem no futuro da criptomoeda.

Ao adquirir bitcoins para o caixa da sua empresa, Musk junta a Tesla à lista de outras companhias como a Square e MicroStrategy, empresas com ações já listadas em bolsa que já surfavam a valorização da moeda.

Entretanto, além da importância pelo volume, a compra de bitcoins pela Tesla tem outra peculiaridade: agora todos aqueles que detém as ações da companhia ou fundos de índice de S&P 500, índice das 500 principais empresas da bolsa americana, têm ao menos alguma exposição a criptomoedas.

Mercado

Ibovespa: a bolsa brasileira cai -0,97% na semana, descolado de boa parte do mundo devido a preocupações fiscais
S&P 500: o principal índice americano sobe +0,95% na semana
Euro Stoxx 50: Europa sobe +1,09%
Nikkei 225: índice japonês sobe +2,57% no período.

Radar do mercado

Para ficar de olho

  • Brasil

    : Sem divulgação de dados relevantes devido à semana mais curta pelo carnaval.

  • Mundo: Divulgação do Índice de Preços ao Produtor e vendas ao varejo nos EUA, além das atas do FOMC (comitê de política monetária dos Estados Unidos). 

Sobre o autor

Renan Bento

Procurando estimar como as milhares de notícias e informações no mundo inteiro vão interferir na maneira que você toma o seu café.

Faça parte

Seja um usuário Beta!

Invista na bolsa de forma realmente inteligente!

peça seu convite

A SmarttInvest é a SmarttBot para o investidor!