Desempenho de novembro

Desempenho de novembro

Desempenho mensal
NOVEMBRO
DESEMPENHO MENSAL
NOVEMBRO

As eleições americanas terminam com vitória de Joe Biden, enquanto as fabricantes das vacinas apresentam resultados promissores dos testes de eficácia. O retorno do capital estrangeiro para a bolsa brasileira impulsiona uma forte alta no mês de novembro, com uma grande ênfase na rotação de ativos de growth para value

Joe Biden sai vitorioso da disputa eleitoral contra Donald Trump nos Estados Unidos. Apesar de não aceitar publicamente a derrota nas urnas, o atual presidente perde força nos bastidores e já permite a atuação da equipe de transição do presidente eleito. Os resultados das vacinas contra a COVID-19 são animadores, com todas as principais vacinas apresentando uma eficácia superior a 92%. No cenário nacional a expectativa com a aprovação de novas reformas aumenta após o período das eleições municipais, enquanto o cenário mundial auxilia na queda do dólar.

🇧🇷 Brasil(%)

100 maiores empresas Smalls Caps Fundos Imobiliários
15,46% 16,64% 1,51%

🌎 Mundo (%)

EUA Europa China
10,75% 18,06% 5,19%

Carteiras Recomendadas

Desempenho acumulado

Carteiras MensaisMêsAno Best Five8,76%-23,94% Recovery14,84%0,65% Dica de Hoje PEG11,54%-8,91% Dica de Hoje Graham7,30%-10,20% Foleo Invest10,97%5,74% Dica de Hoje P/L Abaixo da média17,78%-8,91% Dica de Hoje Turnaround17,97%-15,28% Nova Futura Mensal9,62%21,46%
Carteiras SemanaisMêsAno rende AI Darwin-0,02%6,09% rende AI Turing4,49%5,30% rende AI Simons8,78%-15,29% Mirae Asset | Semanal11,31%-20,44%
Carteiras QuinzenaisMêsAno Benndorf Research6,23%0,04%
Carteiras TrimestraisMêsAno ESG Top 58,37%14,41% ESG Top 107,47%15,35%

Desempenho no mês

Investimento Geral

Desempenho acumulado

Carteiras - Investimento GeralMêsAno 80% Renda Fixa2,34%8,76% 65% Renda Fixa2,86%14,67% 50% Renda Fixa4,33%16,07% 35% Renda Fixa6,56%13,31% 20% Renda Fixa8,69%10,16%

Desempenho no mês

Destaques positivos

Explosão em novembro

Recovery: BRF S.A (BRFS3) +31,29%

A BRF S.A (Brasil Foods) é uma multinacional brasileira do setor de alimentos com atuação ao em mais de 100 de países. A companhia é fruto da fusão entre as gigantes Sadia e Perdigão. As ações da empresa integram o segmento Novo Mercado da Bolsa.

O setor de frigoríficos foi um dos mais atingidos durante a crise causada pela pandemia. Com mais de 30% de queda em 2020, as ações da BRF tiveram em novembro a melhor performance mensal neste ano desafiador. No período, a Companhia reportou o resultado do terceiro trimestre apresentando melhora no lucro líquido em comparação com o trimestre anterior. A partir da divulgação, os papéis da empresa acumularam alta de mais de 20% em 15 pregões e fecharam o mês com forte valorização.

Recovery: Itaú Unibanco S.A (ITUB4) +21,64%

O Itaú Unibanco S.A é o maior banco do Brasil e tem suas ações listadas na B3 (Brasil) e na NYSE (Estados Unidos). Através das suas controladas, a Companhia está presente em diversos países e atua nas frentes de crédito, serviços e seguros. 

Em decorrência da pandemia e o consequente aumento do desemprego, o setor bancário esteve sob forte pressão devido a temores relacionados ao crescimento da inadimplência por pessoas físicas e empresas. O Itaú, no entanto, parece ter superado o cenário negativo e entregou um resultado em linha com a expectativa no terceiro trimestre deste ano. Os números positivos contribuíram para que as ações do banco superassem a valorização do Ibovespa em novembro.

Destaques negativos

Mês de pequenas quedas

Best Five: Fleury S.A (FLRY3) -2,89%

A Fleury é uma empresa do setor de saúde que atua nos segmentos de prestação de serviços médicos e medicina diagnóstica. A Companhia é a segunda maior do Brasil na sua área de atuação e tem suas ações negociadas em bolsa desde 2009.

Conhecida pela sua atuação em fusões e aquisições e pelo alto grau de inovação tecnológica nos seus processos, a Fleury reportou um resultado positivo, mas abaixo da expectativa no terceiro trimestre. Além disso, o endividamento da Companhia tem apresentado uma trajetória crescente, o que preocupa investidores em um setor marcado pela extrema competitividade. Mesmo em um mês positivo para a bolsa, as ações da Fleury fecharam em baixa.  

Rende AI Darwin: WEG S.A (WEGE3) -2,98%

A WEG S.A é uma multinacional brasileira que oferece soluções para motores elétricos, controles, painéis e transformadores de energia, tendo como foco de atuação o setor industrial. As ações da Companhia são negociadas em bolsa desde 1971.

Apesar de ser um dos grandes destaques da bolsa em 2020 e acumular uma alta superior a 100% nas suas ações até o momento, a WEG teve um mês fraco e destoou do Ibovespa em um mês favorável para o mercado em geral. A Companhia divulgou o seu resultado no terceiro trimestre deste ano, reportando uma melhora na performance dos seus negócios tanto no Brasil quanto no ambiente internacional. Os números, no entanto, não impressionaram os investidores e contribuiu para que os papéis da WEG fechassem novembro em terreno negativo.

Próximo mês

De olho em dezembro

Caminhando para o final de um ano turbulento, o mês de dezembro é menos carregado de incertezas do que o anterior. Com as eleições presidenciais praticamente definidas nos Estados Unidos, o grande evento fica por conta do início da vacinação contra o coronavírus em grande escala. Após diversas candidatas apresentarem níveis apropriados de eficácia, alguns países já se mobilizam para iniciar a imunização da população neste mês, o que deve contribuir para conter o avanço da pandemia que, no momento, continua a crescer nos Estados Unidos e na Europa. 

No Brasil, a incerteza em torno do cenário fiscal e sustentabilidade das contas públicas deve se manter no mês de novembro. No âmbito político, diversas discussões devem acontecer para definir se o auxílio emergencial deverá ser estendido para 2021, hipótese rejeitada no momento pela equipe econômica devido ao risco de deterioração do perfil de dívida do país.

Sobre o autor

Renan Bento

Procurando estimar como as milhares de notícias e informações no mundo inteiro vão interferir na maneira que você toma o seu café.

Invista de forma inteligente agora

CRIE SUA CONTA

A SmarttInvest é a SmarttBot para o investidor!

Um bom investimento é aquele que é feito de forma inteligente. Inscreva-se abaixo para receber gratuitamente nossos melhores conteúdos sobre o mercado financeiro: