Desempenho de outubro

Desempenho de outubro

Desempenho mensal
OUTUBRO
DESEMPENHO MENSAL
OUTUBRO

O mundo vira sua atenção para a reta final das eleições americanas enquanto a segunda onda de COVID-19 se torna uma realidade na Europa. Novos lockdowns são anunciados na França, Inglaterra, Alemanha e Espanha. O Brasil se prepara para as eleições de representantes regionais.

A disputa entre Joe Biden e Donald Trump esquenta e chega em sua reta final, enquanto o mundo inteiro observa e aguarda ansiosamente pelo desfecho eleitoral dos Estados Unidos. Enquanto isso, do outro lado do Atlântico, a preocupação com a segunda onda da COVID-19 se torna uma realidade: diversas nações lidam com o forte aumento do número de novos casos reportados e preparam novos lockdowns. O impacto negativo de novos fechamentos da economia geram desânimo e os mercados mundiais apresentam uma reação negativa.

🇧🇷 Brasil(%)

100 maiores empresas Smalls Caps Fundos Imobiliários
-0,55% -2,28% -1,01%

🌎 Mundo (%)

EUA Europa China
-2,77% -7,37% 0,20%

Carteiras Recomendadas

Desempenho acumulado

Carteiras MensaisMêsAno Best Five5,68%-30,07% Recovery-1,09%-12,36% Dica de Hoje PEG3,13%-18,33% Dica de Hoje Graham3,25%-16,31% Foleo Invest-3,25%-4,72% Dica de Hoje P/L Abaixo da média3,32%-22,66% Dica de Hoje Turnaround1,89%-28,18% Nova Futura Mensal1,04%10,80%
Carteiras SemanaisMêsAno rende AI Darwin3,24%6,11% rende AI Turing-0,63%0,78% rende AI Simons-4,92%-22,13% Mirae Asset | Semanal-5,27%-28,53%
Carteiras QuinzenaisMêsAno Benndorf Research2,05%-5,83%
Carteiras TrimestraisMêsAno ESG Top 5-0,46%5,58% ESG Top 100,75%7,33%

Desempenho no mês

Investimento Geral

Desempenho acumulado

Carteiras - Investimento GeralMêsAno 80% Renda Fixa-1,01%5,20% 65% Renda Fixa-0,95%10,42% 50% Renda Fixa-0,82%10,33% 35% Renda Fixa-0,72%5,57% 20% Renda Fixa-0,62%0,73%

Desempenho no mês

Destaques positivos

Estrelas de 2020

Benndorf Research: LocaWeb S.A (LWSA3) +16,00%

Destaque entre as ações que estrearam na Bolsa durante este ano conturbado, a LocaWeb é uma empresa de hospedagem de sites e computação em nuvem, sendo a líder do segmento na América Latina. 

Os papéis da LocaWeb já apresentam mais de 250% de valorização desde o seu IPO, realizado em fevereiro de 2020. No decorrer de outubro, as ações da companhia tiveram mais um período de excelente performance. O grande evento corporativo da LocaWeb durante o mês foi a aquisição da Ethus, empresa de gestão de marketing digital, reforçando a estratégia de crescimento da empresa em serviços de digitalização e redes sociais. As ações da companhia tiveram forte alta após o anúncio (+7,54%), sendo o melhor pregão da LocaWeb no período.

Best Five: WEG S.A (WEGE3) +15,42%

Baseada em Santa Catarina e dona de um portfólio diversificado de produtos e serviços, a WEG S.A é uma companhia que atua no segmento de soluções energéticas para a cadeia produtiva industrial. Com forte presença internacional, a empresa é considerada referência em resultados e gestão eficiente. 

Com mais de 120% de valorização, as ações da WEG são as que apresentam o maior retorno percentual no ano, tornando-a líder de performance na Bolsa em 2020. Em outubro, os papéis da companhia tiveram dois momentos distintos: sequência de 11 pregões seguidos de alta na primeira quinzena, renovando máximas históricas; queda de mais de 12% na segunda quinzena após a divulgação dos resultados do terceiro trimestre. Apesar dos números terem sido positivos e acima do esperado, a ação teve forte desvalorização, mas não foi o suficiente para diminuir o ótimo desempenho dos papéis da WEG em outubro.

Destaques negativos

Outubro assustador

Benndorf: B3 S.A (B3SA3) -7,20%

Resultante da fusão entre BM&FBovespa e CETIP, a B3 é a Bolsa de Valores oficial do Brasil e uma das maiores do mundo. As ações da companhia são negociadas no Novo Mercado e integram o índice Ibovespa.

Com taxa de juros na mínima histórica e maior interesse geral no mercado de ações, o número de investidores pessoas físicas na Bolsa têm apresentado um forte aumento, o que beneficia a atuação da B3. Apesar dessa tendência positiva para a companhia, que tem ocorrido desde o início de 2020, os papéis da empresa tiveram um mês volátil e fecharam o mês em terreno negativo. Particularmente, a reta final de outubro foi bem desafiadora para as ações da companhia, que tiveram forte queda em meio à volatilidade causada pelo avanço do coronavírus na Europa em conjunto com a retirada de recursos do investidor estrangeiro da Bolsa.  

Recovery: BRF S.A (BRFS3) -8,71%

Multinacional brasileira com um portfólio diversificado de marcas, a BRF S.A é uma das maiores empresas do setor de alimentos do mundo e tem seus produtos comercializados em mais de 150 países. As ações da companhia integram o segmento Novo Mercado da Bolsa.

Envolvida em ações judiciais nos Estados Unidos e enfrentando dificuldades na exportação para a China, a BRF teve mais um mês difícil na Bolsa e suas ações tiveram uma queda mais contundente do que a do próprio Ibovespa. Os papéis da companhia fecharam o mês de outubro no mesmo patamar de abril, demonstrando a dificuldade do setor de proteína animal de engatar uma recuperação consistente no mercado.

Próximo mês

De olho em novembro

Este mês é considerado crucial para a evolução da pandemia na Europa, onde países como França e Alemanha decretaram quarentenas e toques de recolher. Além do número de casos, as consequências econômicas para a região no decorrer de novembro serão observadas por autoridades políticas e investidores. Além disso, a eleição americana pode não causar mudanças imediatas na política dos Estados Unidos, mas deve mexer com as expectativas de agentes globais e no nível de volatilidade do mercado financeiro internacional. 

No cenário doméstico, o tema da sustentabilidade fiscal do país continua a ser o destaque. Mesmo mantendo a SELIC na mínima histórica, o Banco Central alertou para a possibilidade de elevação na taxa de juros em caso de fracasso na aprovação das reformas estruturais que correm no Congresso. A equipe econômica do governo espera promover avanços nas propostas de reforma administrativa e tributária no decorrer deste mês.

Sobre o autor

Renan Bento

Procurando estimar como as milhares de notícias e informações no mundo inteiro vão interferir na maneira que você toma o seu café.

Invista de forma inteligente agora

CRIE SUA CONTA

A SmarttInvest é a SmarttBot para o investidor!