Investimento sustentável: saiba o que é ESG

Investimento sustentável: saiba o que é ESG

GERAL
14/09/20
GERAL
14/09/20

Diante do cenário atual, uma necessidade de mudança de postura das empresas vem sendo cada vez mais necessária, focando em critérios além do desempenho financeiro para atrair investimentos.

Essa mudança, por sua vez, visa adotar práticas sustentáveis em relação à governança corporativa, causas sociais e ao meio ambiente para se manter no mercado a longo prazo.

Sendo assim, empresas que se preocupam com esses aspectos têm sido cada vez atrativas para investidores. Ao buscarem menores riscos e maior compatibilidade com valores sustentáveis, as empresas ESG se mostram boas opções.

Este é o chamado investimento sustentável: baseando-se em indicadores que demonstram o comprometimento das empresas com os critérios citados, foi criada a filosofia ESG — Environmental, Social and Governance.

Fazem parte dela corporações engajadas em causas que influenciam diretamente na sustentabilidade do negócio, indo além do critério financeiro. E isso, por sua vez, tem sido cada vez mais visado por investidores de longo prazo.

 

ESG: o que é isso?

Environmental, Social and Governance (ESG) significa, em português, “Ambiental, Social e Governança”. Eles são, no mundo dos investimentos, três critérios adotados por empresas como prioridade para gerar um impacto positivo no meio em que estão inseridas e, ao mesmo tempo, estimular a sustentabilidade do negócio a longo prazo.

Sendo assim, elas buscam adotar práticas ecológicas, de preservação e redução de danos à natureza, se posicionam em causas sociais, como a busca por igualdade racial e de gênero, e adotam técnicas de gestão que priorizam valores éticos, saúde de funcionários, bons planejamentos e transparência, por exemplo.

A mensuração de que uma empresa está, efetivamente, atuando pelo ESG, ocorre por meio de indicadores ambientais, sociais e de governança corporativa atrelados a elas.

Partindo da divulgação de resultados desses indicadores pelas próprias empresas, existem índices de métricas utilizados pelos investidores na hora de decidir a quem se associar. Entre eles, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE).

 

Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE)

De acordo com a B3, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) é uma ferramenta de análise de performance de empresas listadas na bolsa baseado em critérios relacionados à ESG.

Seu objetivo, então, é selecionar até 40 empresas que prezam por esses valores para compor uma carteira definida pelo Conselho Deliberativo do ISE e, assim, indicar o desempenho médio da cotação dos ativos dessas empresas.

 

Por que investir em empresas ESG?

Responsabilidade com o meio ambiente, entendimento de que todos nós fazemos parte da construção de uma sociedade melhor e a gestão de negócios transparentes, éticos e bem fundamentados são valores defendidos por investidores ESG.

É preciso perceber que as pautas de sustentabilidade empresarial são de grande importância não só no crescimento de uma empresa, mas também no investimento em um futuro melhor para a companhia e para as pessoas.

Hoje, não basta ter um ótimo desempenho financeiro na empresa, mas contar com posicionamentos retrógrados, impactar negativamente o meio ambiente e as pessoas. Isso, no longo prazo, não é sustentável.

Já contamos, na atualidade, com impactos extremamente negativos no mundo oriundos da corrida desenfreada por lucros e da despreocupação com os tópicos ESG.

Os investidores buscam, então, apostar em empresas que não só trarão para eles retornos financeiros e estabilidade a longo prazo, mas também bem estar e evolução humana para um futuro melhor.

Sendo assim, se você visa o longo prazo, é interessante diversificar seus investimentos se voltando para

empresas que compõem o ISE e adotam práticas sustentáveis, condizentes com o ESG.

 

Como investir em empresas ESG

Considerando a preocupação em entregar não só investimentos inteligentes, mas também sustentáveis, a SmarttInvest desenvolveu duas carteiras com foco em ESG. Elas são compostas por ativos de empresas listadas pelo Conselho Deliberativo ISE e contam com inteligência artificial na definição de pesos, visando maiores rentabilidades.

Carteiras Inteligentes ESG

As carteiras recomendadas ESG da SmarttInvest poderão conter entre 5 a 10 ativos — que fazem parte doo ISE — e poderão representar, cada um, de 5% a 15% do investimento total alocado nelas.

A inteligência artificial definirá os melhores ativos e os pesos mais efetivos, considerando a melhor relação entre risco e retorno ao portfólio do investidor.

É importante ressaltar que as carteiras são baseadas em Buy and Hold. Portanto, nenhum ou quase nenhum ativo é trocado de um mês (ou trimestre) para o outro, apesar do algoritmo realizar a otimização dos pesos periodicamente.

Assim, se um dos ativos da composição tiver maior potencial de performance, a carteira irá recalcular os pesos e alocar nele, automaticamente, uma parte maior do patrimônio total investido. Assim, se uma ação entrega mais rentabilidade que as outras, ela terá maior participação no investimento de forma automática e inteligente.

 

Conheça as Carteiras Recomendadas ESG

ESG | Top 5

  • Composta por 5 ativos do ISE;
  • Cada ativo pode representar entre 10 e 30% do investimento total;
  • Aporte mínimo de R$ 2000,00.

ESG | Top 10

  • Composta por 10 ativos do ISE;
  • Cada ativo pode representar entre 5 e 15% do investimento total;
  • Aporte mínimo de R$ 4000,00.

 

A forma mais fácil de investir em ESG na Bolsa de Valores

Investir na Bolsa não precisa ser uma tarefa complicada, muito menos representar riscos extremamente elevados, desde que feito de forma realmente inteligente. Pensando nisso, a SmarttInvest automatiza carteiras de investimentos em renda variável — recomendadas por especialistas — e entrega a você a forma mais fácil de investir bem em ações ESG.

É importante, portanto, buscar ativos promissores no mercado e diversificar seu portfólio de investimentos para se proteger de riscos e conseguir maiores rendimentos no médio-longo prazo.

Investir em ESG é uma forma de reduzir esse risco, visto que as empresas que focam nos valores de sustentabilidade entregam mais transparência ao investidor e tendem a desempenhar melhor no longo prazo que empresas que não se preocupam com esses tópicos.

 

Democratizando investimentos

Para democratizar o processo de investimento responsável na bolsa, a SmarttInvest entrega carteiras automatizadas ESG que calculam os melhores posicionamentos para o investidor — através de Inteligência Artificial.

Assim, a plataforma faz todas as operações de seleção de ativos, compra e venda automaticamente.

O investidor só precisa escolher a carteira, conectar a conta da SmarttInvest à sua corretora e definir o valor que deseja investir. Confira aqui os relatórios de desempenho das carteiras recomendadas.

De forma inteligente, o sistema executa o resto do trabalho e você tem acesso a relatórios robustos e, ao mesmo tempo, de fácil visualização de desempenho para acompanhar seus investimentos com praticidade e transparência.

Você considera as pautas ESG importantes e deseja integrá-las aos seus investimentos de forma rápida, prática e inteligente? Comece, então, uma revolução por sustentabilidade através do seu patrimônio! Crie sua conta na SmarttInvest e conheça a forma mais fácil de investir (bem de verdade!) na Bolsa de Valores.

Sobre o autor

Renata Matos

Especialista em conteúdo digital e entusiasta do mercado financeiro. Movida por desenvolver novas habilidades e democratizar o ato de investir.

A SmarttInvest é a SmarttBot para o investidor!

Um bom investimento é aquele que é feito de forma inteligente. Inscreva-se abaixo para receber gratuitamente nossos melhores conteúdos sobre o mercado financeiro: