Como escolher minha corretora para renda variável?

Como escolher minha corretora para renda variável?

GERAL
26/04/2021
GERAL
19/02/20

Para começar a investir em renda variável, é necessário abrir uma conta em uma corretora de valores. Nessa plataforma, você encontra diferentes produtos financeiros e possibilidades de investir.

Atualmente existem diversas corretoras de valores disponíveis no mercado e cabe ao investidor escolher aquela que melhor atende o seu perfil. Portanto, neste artigo, apontamos os pilares a se analisar antes de abrir uma conta. 

Aqui você encontrará informações sobre como elas se diferem entre si: a importância dos custos operacionais, da qualidade da plataforma (e suas ferramentas) e o relacionamento e suporte da corretora junto ao cliente.

Iniciando a busca

A escolha acertada de uma corretora que atenda bem ao perfil e objetivos é um diferencial para que o investidor tenha sucesso e se sinta satisfeito com suas aplicações financeiras. Apesar disso, centenas de investidores acabam abrindo conta na primeira corretora que aparece pela frente.

Sendo assim, arrependimentos relacionados à escolha da corretora ainda são frequentes – principalmente em momentos de euforia com o mercado de renda variável. Para evitá-los, é interessante analisar alguns critérios.

Afinal, em um cenário com aproximadamente 90 corretoras cadastradas na B3, como escolher aquela que se encaixe melhor ao seu perfil e objetivos? Entenda, abaixo, os principais pontos que você deve avaliar antes de abrir sua conta:

1. Custos Operacionais

As operações realizadas na bolsa de valores possuem custos operacionais. Dependendo da corretora escolhida, esses custos podem variar.

Com um alto número de corretoras no mercado, a variação de preços é algo normal. É importante entender, então, as principais taxas que serão cobradas pelas corretoras, facilitando a busca e identificação dessa informação. Conheça-as abaixo:

Corretagem

A taxa de corretagem é o custo mais comum de se observar na hora de escolher a sua corretora. Ela corresponde a um valor cobrado referente à operação, ou seja, pela compra e venda de ativos.

Algumas corretoras oferecem corretagem zero, ou seja, isenção de taxa de corretagem. Entretanto, o custo da corretagem pode variar dentro de uma mesma plataforma dependendo do mercado em que a operação é executada. Assim, as taxas podem ser diferentes em mercados a vista, fracionário, opções e no mercado futuro.

Também podem existir diferenças de cobrança de corretagem referentes a operações day trade (onde a compra e venda de um mesmo ativo é feita no mesmo dia) e de operações comuns/swing trade (onde a compra e venda de um mesmo ativo é feita em datas diferentes). 

Na SmarttInvest, as carteiras executam operações comuns, podendo vender e comprar ações, ETF, BDR e/ou FII. Conheça os custos das corretoras parceiras clicando aqui.

Sendo assim, é importante avaliar os custos de acordo com as modalidades de investimento que você deseja realizar. Portanto, saiba qual tipo de ativo irá negociar, em qual mercado e com qual frequência para, assim, selecionar as corretoras que oferecem taxas de corretagem mais atrativas para o seu perfil.

Esse custo é um dos fatores mais importantes a se considerar para utilizar a SmarttInvest. A rolagem de carteira consiste na execução de ordens de compra e venda de ativos de forma recorrente. Caso o valor da corretagem não seja coerente com o valor investido e a frequência de rolagem, seus resultados podem ser prejudicados.

Custódia Mensal

Ao comprar um ativo, ele fica “guardado” com a corretora. A taxa de custódia, portanto, se refere justamente a esse serviço de armazenamento dos ativos.

O valor de custódia cobrado pelas corretoras possui variações. Você poderá encontrar:

  • corretoras que não cobram taxa de custódia;
  • corretoras que cobram taxa de custódia mensalmente, independente da movimentação da conta;
  • corretoras que podem ou não cobrar a taxa de custódia, dependendo do valor total cobrado por ela em taxas de corretagem de operações que o investidor realizou em um determinado mês.

Sendo assim, cabe ao investidor avaliar os valores cobrados pela custódia de ativos de acordo com o volume médio de operações que pretende realizar mensalmente.

Saque

Ao solicitar o resgate de um investimento e, em seguida, realizar o saque do valor de sua conta, algumas corretoras cobram a chamada taxa de saque. É importante saber, então, se esse valor é cobrado (e quanto é cobrado) para não ter surpresas na hora de retirar seu dinheiro.

Atenção! Custos operacionais são apenas um dos pilares na escolha de uma corretora

Independente do seu perfil e objetivos, não é recomendado que você escolha uma corretora de valores baseando-se apenas em custos operacionais. Além de buscar o melhor custo, é importante considerar os benefícios: um suporte ruim ou uma plataforma instável podem prejudicar sua operação e resultados. 

Este, portanto, é o próximo tópico a se observar na escolha da sua corretora de valores. Analisando-o, é possível encontrar a melhor relação custo-benefício para o seu perfil de investidor.

2. Plataforma e ferramentas

Utilizar uma plataforma com tranquilidade, sem receio de instabilidades, é um diferencial que deve ser considerado ao escolher sua corretora. Sendo assim, é interessante conversar com amigos e familiares, realizar pesquisas em sites de reclamação e em grupos de redes sociais para entender a experiência de outros investidores com as plataformas que você está avaliando, visando evitar surpresas desagradáveis após sua escolha.

Com o desenvolvimento cada vez mais rápido de novas funcionalidades e ferramentas, torna-se necessário entender quais são aquelas que de fato agregam valor ao seu perfil e objetivos. Por esse motivo, ferramentas, usabilidade, estabilidade e qualidade de plataforma devem ser avaliados através de pesquisas, de acordo com o investimento que você pretende realizar.

3. Relacionamento e Suporte

Um dos pilares de qualquer serviço na atualidade é a qualidade do atendimento. Sendo assim, suporte e relacionamento com o cliente podem ser fatores cruciais na escolha de uma corretora, considerando que o seu patrimônio será alocado no sistema dela.

Uma corretora com o setor de atendimento ao cliente bem estruturado torna mais fluido o relacionamento com os clientes. Por isso, esse é um diferencial na hora de solucionar dúvidas e outras dificuldades no uso da plataforma. Ademais, um setor de suporte bem treinado e ágil é indispensável na hora de solucionar problemas e instabilidades.

Como acontece em diversas plataformas digitais, existem corretoras de valores que dão mais valor ao suporte e ao relacionamento com os clientes do que outras. Portanto, faça pesquisas sobre o assunto e, se possível, teste os canais de atendimento das corretoras que você está avaliando no quesito soluções de dúvidas e problemas técnicos.

Corretoras Parceiras

A SmarttInvest automatiza seus investimentos enviando ordens a serem executadas pela corretora. Portanto, é necessário conectar uma corretora de valores à sua conta para investir com uma carteira automatizada.

Atualmente, a plataforma é integrada a 13 corretoras parceiras:

Caso seja do seu interesse, na Central de Ajuda da SmarttInvest temos o artigo “Qual corretora escolher? Quais são os custos?” onde você pode ler um pouco mais sobre o assunto e conferir um comparativo de preços.

O mais importante é não ficar parado!

Entender seu perfil e selecionar a melhor corretora para você é de grande importância, porém o essencial, de fato, é não ficar de fora do mercado! A renda variável, hoje, entrega muitas possibilidades de investimento que podem te ajudar a se aproximar mais rápido dos seus objetivos.

Cabe ressaltar, também, que você não precisa ficar preso a apenas uma plataforma. É comum encontrar investidores que possuem conta e investimentos em mais de uma corretora de valores simultaneamente.

Em um ambiente com opções tão diversas, a possibilidade de migração entre corretoras também é uma realidade. Uma corretora que possui um processo simples e rápido de abertura e encerramento de conta, portanto, traz mais facilidade e liberdade para o investidor.

Outra forma de investir com praticidade, segurança e autonomia é utilizando carteiras recomendadas na SmarttInvest. Se você não tem tempo para acompanhar recomendações de investimento, ler relatórios complexos, enviar ordens manuais por um home broker, clique aqui e conheça a melhor plataforma de automatização de investimentos do Brasil.

Abra sua conta gratuitamente, conheça as melhores carteiras para o seu perfil e desmistifique o mercado financeiro!

Sobre o autor

Renata Matos

Especialista em conteúdo digital e entusiasta do mercado financeiro. Movida por desenvolver novas habilidades e democratizar o ato de investir.

Faça parte

Seja um usuário Beta!

Invista na bolsa de forma realmente inteligente!

peça seu convite

A SmarttInvest é a SmarttBot para o investidor!