Como escolher minha corretora para renda variável?

Como escolher minha corretora para renda variável?

GERAL
19/02/20
GERAL
19/02/20

Resumo

Apontamos os principais pilares para análise antes de abrir uma conta em uma corretora de valores. A importância dos custos operacionais, de qualidade da plataforma e suas ferramentas e o relacionamento e suporte da corretora junto ao cliente.

Iniciando a busca

A escolha acertada de uma corretora que encaixe com seu perfil e objetivos é um diferencial para que um investidor tenha tranquilidade na busca de seus objetivos. Apesar dessa importância, cenas de investidores abrindo conta na primeira corretora que aparece pela frente ainda são frequentes – principalmente em momentos de euforia com o mercado de renda variável.

Em um cenário com 90 corretoras cadastradas na B3, como escolher aquela que se encaixe melhor ao seu perfil e objetivos? Buscamos te auxiliar ressaltando os principais pontos que você deve avaliar antes de abrir uma conta:

1. Custos Operacionais

Um dos principais pilares na análise de qual é a melhor corretora para o seu perfil de investidor é o preço. Com um alto número de corretoras no mercado a variação de preço é algo normal, porém dificulta a busca pela informação assertiva de quanto será seu gasto com custos operacionais em cada corretora.

No entanto é possível simplificar essa busca ao categorizar as principais taxas que serão cobradas pelas corretoras, facilitando a busca e identificação dessa informação.

As taxas que você deve prestar atenção podem ser categorizadas em:

Corretagem:

A taxa mais popular, pode ser executada em mercados diferentes: a vista, fracionário, opções ou no mercado futuro. O custo com a corretagem pode variar dependendo do mercado em que é executada. Também podem existir diferenças nas taxas de day trade (compra e venda no mesmo dia) e de operações normais (compra e venda em datas diferentes).

Durante sua busca é importante que você avalie qual tipo de ativo irá negociar e com qual frequência para determinar qual corretora oferece os valores mais atrativos para o seu perfil.

Um dos fatores mais importantes para clientes da SmarttInvest que pretendem aportar pequenos valores, pois a rolagem de carteira envolve a execução de ordem de compras e vendas de ativos. Caso você pague um alto valor de corretagem isso pode prejudicar seus resultados.

Custódia Mensal:

Ao comprar um ativo ele fica “guardado” com a corretora. A taxa de custódia se refere justamente a esse serviço de armazenamento dos ativos de renda variável, portanto ela será cobrada apenas se o investidor possuir esses ativos em determinado mês.

O valor de custódia cobrado pelas corretoras possui grande variação: enquanto algumas corretoras não cobram o valor, outras cobram se um determinado valor de corretagem não foi atingido no mês e outras cobram mensalmente independente da movimentação do cliente.

Saque:

Algumas corretoras cobram essa taxa no momento em que o cliente solicita saques de sua conta ou apenas repassam o valor cobrado pela transferência bancária.

Atenção! Custos operacionais são apenas um dos pilares na escolha de uma corretora

Independente do seu perfil e objetivos, não é recomendado que você escolha sua corretora baseado apenas nos custos operacionais. Um suporte ruim ou plataforma instável podem prejudicar sua operação.

2. Plataforma e ferramentas

Utilizar uma plataforma com tranquilidade, sem receios de instabilidades e que proporcionem uma experiência agradável para o usuário é um grande diferencial e deve ser considerado antes de escolher sua corretora.

É sempre bom conversar com amigos e familiares, realizar pesquisas em sites de reclamação ou em grupos de redes sociais para entender a experiência dos clientes com a plataforma, visando evitar surpresas desagradáveis após sua escolha.

Com o desenvolvimento cada vez mais rápido de novas funcionalidades e ferramentas, torna-se necessário entender aquelas que de fato agregam valor ao seu perfil e objetivos.

3. Relacionamento e Suporte

Um dos principais pilares de qualquer serviço na atualidade, atendimento e suporte são fatores cruciais na escolha de uma corretora.

Assim como diversos outros setores, existem corretoras que valorizam mais o setor de relacionamento com os clientes do que outras. Uma corretora com um setor de atendimento bem estruturado será acessível no relacionamento com os clientes, enquanto um setor de suporte bem treinado fará a diferença na hora de solucionar problemas.

Uma maneira de entender como será esse relacionamento é testar os canais de atendimento, visando entender a disponibilidade das corretoras para tirar suas dúvidas.

Em um ambiente com opções tão diversas, a possibilidade de migração entre corretoras é uma realidade comum. Uma corretora que possui um processo de abertura e encerramento de conta simples e rápido é um diferencial que trás grande facilidade e liberdade para o investidor.

Corretoras Parceiras

A plataforma da SmarttInvest atualmente é integrada com 12 corretoras parceiras:

O mais importante é não ficar parado!

Entender seu perfil e selecionar a melhor corretora para atuar no mercado de renda variável é de grande importância, porém o essencial de fato é não ficar de fora do mercado! Cabe ressaltar, também, que você não precisa ficar preso a apenas uma corretora. Você tem a escolha! É comum investidores que são clientes em mais de uma corretora de valores.

Caso seja do seu interesse, no help center da nossa plataforma existe um artigo chamado “Qual corretora escolher? Quais são os Custos?” em que você pode ler um pouco mais sobre o assunto e ter o auxílio de um comparativo de preços. 

Portanto não trave seus investimentos enquanto escolhe uma corretora de valores. Abra sua conta e desmistifique o mercado financeiro!

 

Sobre o autor

Renata Matos

Especialista em conteúdo digital, entusiasta do mercado financeiro, movida por desenvolver habilidades e democratizar o ato de investir melhor a cada dia.

Faça parte

Seja um usuário Beta!

Invista na bolsa de forma realmente inteligente!

peça seu convite

A SmarttInvest é a SmarttBot para o investidor!