Copo meio cheio ou meio vazio?

Copo meio cheio ou meio vazio?

ECONOMIA
10/01/20
ECONOMIA
10/01/20

Resumo

A economia brasileira oferece sinais positivos e negativos ao mesmo tempo. Por isso, é possível usar a metáfora do “copo meio cheio ou meio vazio” para avaliar a perspectiva do Brasil em 2020. 

O que há de bom

Copo meio cheio…

Expectativa de alta do PIB: conforme o último relatório Focus de 2019, a expectativa de expansão da economia brasileira em 2020 foi revisada para cima pela oitava semana seguida.

Atualmente, a projeção dos participantes de mercado para o crescimento é de 2,30%.

Juros baixos e inflação controlada:

Após sucessivos cortes realizados pelo Banco Central, a taxa de juros do Brasil, atualmente em 4,50%, está no patamar mais baixo de sua história. A inflação está em nível controlado, inclusive abaixo do centro da meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional de 4,25% para 2019.

Esse cenário não é comum para o Brasil, pois o país já conviveu até com a hiperinflação nos anos 90, antes do Plano Real.

Pra ficar atento

Copo meio vazio…

Ambiente político:

A equipe econômica continua empenhada em aprovar reformas para tornar a situação fiscal do país mais robusta, no entanto, o desafio é maior em 2020. As próximas propostas do governo, ao contrário da Reforma da Previdência, tem menor consenso entre deputados e senadores, o que diminui a chance de aprovação.

Além disso, o governo já não tem o mesmo capital político que tinha logo após a eleição para a aprovação das reformas.

Receio do investidor estrangeiro:

Apesar dos esforços da equipe econômica para tornar o Brasil mais atrativo para os investidores de fora, alguns fatores ainda impedem o aumento do fluxo de capital estrangeiro para o país, como a complexidade do sistema tributário e a insegurança jurídica.

Esse problema ficou claro durante o leilão da Cessão Onerosa no ano passado, quando a participação de empresas estrangeiras foi bem abaixo do esperado.

E aí? Para você, está meio cheio ou meio vazio?

Sobre o autor

Renan Bento

Procurando estimar como as milhares de notícias e informações no mundo inteiro vão interferir na maneira que você toma o seu café.

Faça parte

Seja um usuário Beta!

Invista na bolsa de forma realmente inteligente!

peça seu convite

A SmarttInvest é a SmarttBot para o investidor!